O Escutismo e o CNE

O Escutismo

O Escutismo é um Movimento Mundial presente em mais de 216 países e mais de 25 Milhões de Escuteiros, contando com mais de 100 anos de existência tendo a sua origem no ano de 1907 em Inglaterra, fundado por Robert Baden-Powell.

“A missão do Escutismo consiste em contribuir para a educação dos jovens, partindo de um sistema de valores enunciados na Lei e na Promessa escutistas, ajudando a construir um mundo melhor, em que as pessoas se sintam plenamente realizadas como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade.

Isto é alcançado

• Envolvendo os jovens, ao longo dos seus anos de formação, num processo de educação não-formal;

• Utilizando um método original, segundo o qual cada indivíduo é o principal agente do seu próprio desenvolvimento, para se tornar uma pessoa autónoma, solidária, responsável e comprometida;

• Ajudando os jovens na definição de um sistema de valores baseado em princípios espirituais, sociais e pessoais expressos na Promessa e na Lei.”

Conferência Mundial, Durban, 1999.

O CNE – Corpo Nacional de Escutas, Escutismo Católico Português

O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português é a maior associação juvenil em Portugal, fundado em 1923, e que conta com cerca de 70.000 associados, jovens e adultos, distribuídos por todo o território nacional, em cerca de 1.100 Agrupamentos.

O CNE, como é normalmente conhecido o Corpo Nacional de Escutas, está organizado em 20 Regiões escutistas, correspondentes às dioceses do país. Algumas destas regiões, de maior dimensão e maior número de Agrupamentos, estão ainda organizadas em Núcleos.

O CNE é um Movimento da Igreja Católica, sem fins lucrativos e de utilidade pública. Foi fundado em Braga, a 27 de Maio de 1923, pelo Arcebispo de Braga D. Manuel Vieira de Matos e pelo seu secretário, Monsenhor Avelino Gonçalves.